Oktoberfest Logo
Novidades da 39ª Oktoberfest são apresentadas durante evento nesta terça-feira
Compartilhar:
02/jul

Novidades da 39ª Oktoberfest são apresentadas durante evento nesta terça-feira

A 100 dias para a maior festa alemã da Américas, na noite desta terça-feira, dia 2, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, promoveu um evento para anunciar as novidades da 39ª edição da Oktoberfest Blumenau. Além de destacar as atrações, o evento foi marcado por homenagens às pessoas que fizeram parte da história da festa, que neste ano completa 40 anos.

Além dos homenageados, que vão desde antigos prefeitos a pessoas que fizeram parte da organização e comissão da festa, jornalistas, influenciadores, autoridades e demais convidados conheceram as novidades desta edição. A solenidade foi comandada pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e pelo secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, e contou com a presença do secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva.

Como primeira novidade, este ano teremos o 1º concerto na história da festa, com quatro apresentações da Orquestra da Câmara de Blumenau na Oktoberfest, nos dias 13, 16, 21 e 24 de outubro. O prefeito fez questão de lembrar da importância da festa para a cidade e para o Estado. “A Oktoberfest é mais do que uma festa de Blumenau, é um evento de Santa Catarina e do Brasil. Somos a segunda maior festa alemã do mundo e queremos reforçar a marca de Blumenau como a cidade dos grandes eventos”.

Outra novidade, é o reconhecimento facial. A festa irá utilizar o sistema de acesso nas catracas por reconhecimento facial, sendo o primeiro evento cultural, entre os maiores do Brasil a fazer isso. O sistema é o mesmo utilizado no Allianz Parque e na MRV Arena.

A terceira novidade desta edição, é a Central de Acolhimento, onde a festa terá profissionais especializados para acolher e atender demandas dos nossos visitantes no âmbito de assistência pessoal durante o evento. Para Greuel, esta ação se faz importante para mostrar que a festa é para todos. “Sabemos que cada visitante da Oktoberfest é único, e é por isso que nos dedicamos a oferecer um serviço personalizado a todos. Nosso objetivo é que cada um que vier para a festa se sinta não apenas bem-vindo, mas também seguro e bem cuidado.”

Por fim, a 39ª Oktoberfest, terá um programa de eficientização energética, diagnóstico esse feito pela Veolia, líder mundial em eficientização energética, sobre consumo de água e energia elétrica, eficiência dos aparelhos de ar condicionado e qualidade do ar no evento, por meio de painéis dashboard disponível ao público.

O acesso dos pets à festa, o Pet Friendly, continua de forma ampliada de segunda a sexta, até 18h. Outra ação que também irá continuar é a Terça Grátis, aumentando para seis dias gratuitos na festa.

A noite também foi marcada pela apresentação da nova cenografia do Camarote Spaten, que neste ano busca celebrar a tradição cervejeira de Brasil e Alemanha e enaltece a força da marca que atravessou o tempo brindando aos melhores outubros desde 1397.

O evento foi finalizado com um brinde entre as autoridades e patrocinadores presentes. Após, o clima de Oktoberfest tomou conta com a apresentação da banda Champagne.

Sustentabilidade

A sustentabilidade seguirá sendo uma bandeira do evento, com a ampliação das ações. Na edição do ano passado, além do compromisso com o plantio de 6,5 mil novas árvores, com a recuperação de uma área de 140 mil metros quadrados, foi recolhido 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizou 100% do lixo gerado na festa. Durante o evento foram recolhidos 128,91 mil toneladas de resíduos, além da coleta de 2.060 litros de óleo das cozinhas do evento.

Uma das novidades do ano passado, foi a distribuição de água ultrafiltrada, uma parceria da Veolia com a Ambev, onde público da festa utilizou mais de 44 mil litros de água, o equivalente a 88 mil garrafas plásticas. Neste ano, teremos novamente a água ultrafiltrada, além do programa de eficientização energética.

Oktobershop

No início deste ano foi assinado o contrato de licenciamento, com duração de 10 anos (120 meses), entre a Prefeitura de Blumenau e o consórcio formado pelas empresas Imply e Ispartner. Com este novo contrato de licenciamento, a Oktoberfest Blumenau reafirma o compromisso com a qualidade, a tradição e a diversão, proporcionando uma experiência memorável para todos os seus visitantes e celebrando a cultura alemã com ainda mais vigor e autenticidade.

A Oktoberfest não é apenas um evento, é uma celebração que se tornou parte da nossa cultura e tradição. “O registro da marca assegura que tenhamos o direito exclusivo de usar e proteger o nome Oktoberfest, impedindo que outras entidades usem de forma indevida algo tão significativo para nós e para todos que participam e apoiam esta festa”, comenta Marcelo Greuel.

A loja oficial da Oktoberfest Blumenau já está disponível, as vendas foram iniciadas  com o ícone da festa, o caneco oficial. Na loja, temos três modelos disponíveis: o preto de 1 litro e outro de 500 ml que é o oficial desta edição, e também o bege de 500 ml, que é alusivo aos 40 anos da primeira edição da festa, completados neste ano. Para acessar basta entrar no site do evento.

Acessibilidade 

A 39ª Oktoberfest vai manter as ações em prol da acessibilidade, principalmente aos cadeirantes, como a disponibilização de cadeiras de rodas elétricas, totens interativos para orientação e transporte para cadeirantes. Este serviço será feito mediante agendamento para cadeirantes, que serão buscados em casa para a festa e depois serão levados em segurança de volta.

“Somos a única cidade do Sul do Brasil com uma secretaria voltada ao atendimento à pessoa com deficiência e paradesporto. Por isso, temos a obrigação de tornar a Oktoberfest a festa mais inclusiva, uma festa para todos”, afirmou Hildebrandt.

Cenografia Oktoberfest

Os quatro setores do complexo terão seus nomes mantidos: o primeiro Munique, o terceiro Blumenau, unidos pelo segundo Spaten, mostrando a conexão entre Brasil e Alemanha por meio da cultura cervejeira. Por fim, o quarto setor, Spaten Platz, espaço das atrações tradicionais e da velha guarda. Do histórico ao contemporâneo, o conceito cenográfico leva os visitantes da festa a uma viagem, cuja narrativa traz como foco principal a força em suas diversas interpretações, e como essa força atravessa os séculos, construindo o mundo que conhecemos hoje.

A ambientação leva a assinatura da Guru, agência de marketing de experiência de Florianópolis, que há um ano inaugurou uma sucursal na capital nacional da cerveja, especialmente para atender às demandas de seus clientes na Oktoberfest. O escritório de arquitetura Wolff&Pack, com mais de 15 anos de experiência na criação e execução de eventos, é o responsável pelo projeto cenográfico desta edição em parceria com a agência, trazendo um conceito que evidencia o encontro entre a tradição e a vanguarda.

O direcional criativo é centrado na tradição cervejeira, destacando a rica herança cultural da cidade e suas raízes alemãs. Blumenau, com suas profundas tradições germânicas, é o cenário ideal para celebrar a cultura cervejeira, onde Spaten se destaca como uma marca forte e aspiracional. A ambientação combina elementos tradicionais e modernos, criando uma experiência visual que exalta a qualidade consistente, o sabor autêntico, e a conexão emocional com memórias compartilhadas. “A proposta é transmitir um sentimento atemporal de celebração, enaltecendo universo da cerveja e a importância dos biergartens como espaços de confraternização, reforçando a identidade germânica de Blumenau e a autenticidade do evento com a autoridade da Spaten”, explica Rafael Almeida, COO da Guru.

Setor Munique: Herança

História, experiência e legado. Essas são as heranças de anos da cultura alemã que fortalecem ainda mais as características do espaço, evidenciando as raízes germânicas da região e enriquecendo a autenticidade do evento.

Setor Spaten: Força

Uma identidade visual inspirada na força de Spaten. Uma presença ícone que atravessa o tempo e se mantém relevante até hoje, não só nas edições atuais da festa, mas como autoridade cervejeira desde a primeira Oktoberfest.

Setor Blumenau: Celebração e tradição cervejeira

Um espaço inteiro conceituado pela riqueza da celebração e da cultura cervejeira. Exaltando a capital nacional da cerveja em suas cores e formas, traz a arquitetura colonial reimaginada, comemorando as conquistas realizadas e alegrias compartilhadas nesses 40 anos de tradição e história da festa.

Spaten Platz: Atemporal

O que é verdadeiramente bom, só melhora com o tempo. Essa é a história que é ilustrada nesta ambientação. Pela composição de elementos que carregam tradição e modernidade, lado a lado, foi criada uma atmosfera única e atual, independente do ano ou do local.

Camarote Spaten

Spaten, elevando a régua e dando o nome para a atração mais desejada do festival, promete trazer nas seis noites de evento programadas para 2024 um ambiente ainda mais surpreendente, experiências inovadoras, line-up sensacional, open bar e open food. O Camarote Spaten, espaço mais disputado da Oktober, abrirá as portas às sextas e sábados, de 11 a 26 de outubro. Este ano, o maior festival cervejeiro das Américas comemora 40 anos de história e o palco exclusivo da cerveja oficial estará à altura da celebração, trazendo ninguém menos que: Pedro Sampaio, Jammil, Israel & Rodolffo, Thiago Martins, Menos é Mais e Kamisa 10 e um time de DJs que promete aquecer a pista todos os dias. O local possui dois andares, área de shows restrita e ambiente climatizado, além de um amplo terraço que possibilita que o público curta as apresentações com exclusividade e também participe da festividade do Pavilhão Spaten (setor 2 da Vila Germânica). Os ingressos estão disponíveis pelo site www.camarotespaten.com.br e incluem o acesso completo ao evento e ao receptivo do camarote, para troca dos bilhetes e coleta de kits.

Patrocinadores

Além da Spaten, cervejaria oficial da festa, o evento possui outros patrocinadores, que são importantes para garantir a excelência da Oktoberfest Blumenau. Todos eles foram anunciados durante o lançamento na noite desta terça-feira. Para o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel

Confira os patrocinadores que fazem parte desta edição: Unifique; Bradesco; Havan; Nacional Gás; Intelbras; Close-up; Veolia; Porto; Tirol; Hering; Ventisol; Elo; Vanish;Bem Brasil; Koerich; Hemmer; Ipel; Stuttgart Porsche; Segalas; Imply, Perto Digital; Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado de Turismo de Santa Catarina. A 39ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 9 a 27 de outubro. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento.

Assessora de Comunicação: Camila Sepka

Tags

oktoberfest blumenau setor munique sustentabilidade setor spaten acessibilidade setor blumenau santa catarina spaten platz cenografia camarote Spaten 39ªoktober Outubro Oktobershop 100dias acessi
Compartilhar: