Chegou ao fim nesta quarta-feira, dia 22, o Festival de Danças Germânicas da Oktoberfest. Novidade na programação deste ano da maior Festa Alemã das Américas, o evento reuniu mais de 35 grupos de diferentes regiões de Santa Catarina em apresentações nas categorias adulto, sênior, duo de valsas, Rheinländer e Schuhplattler.
No último dia de apresentações esteve em disputa as categorias perspectiva cênica – Concurso de Valsas Germânicas Duo Adulto e do Concurso de Rheinländer Duo Adulto.
Para o presidente da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí, Arnaldo Nazário, a parceria entre Oktoberfest e Festival de Dança de Joinville foi extraordinária. “Tivemos um sucesso absoluto de um produto totalmente inédito que criamos com esta parceria e mesmo tendo coisas a melhorar, já podemos pensar na edição de 2026. Mas o sentimento que fica é de que todos ganharam, tanto o público como a festa e o próprio Festival de Dança”, considera.
Além de promover a preservação das tradições germânicas, o Festival de Danças Germânicas da Oktoberfest concede premiações em dinheiro, troféus e vagas garantidas no Festival de Dança de Joinville 2026. O ginásio Galegão que voltou à cena nesta edição da Oktoberfest em 2025 foi palco dos seis dias de apresentações do festival.
Resultados dia 22/10
Categoria perspectiva cênica – Concurso de Rheinländer Duo Adulto
1º Lugar: Fernando Mette e Jéssica Prim
2º Lugar: Blumenauer Volkstanzgruppe
3º Lugar: Tina e Clóvis
Categoria perspectiva cênica – Concurso de Valsas Germânicas Duo Adulto
1º lugar: Blumenauer Volkstanzgruppe
2º lugar: Gemütliche Blumenauer
3º lugar: Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller
Resultados dia 21/10
Categoria perspectiva cênica – Dança Coletiva Cênica – Conjunto Adulto
1º lugar: Grupo Ballet Aecla
2º lugar: Grupo Folclórico Germânia
3º lugar: Grupo de Danças Alemãs da Furb
Sobre a Oktoberfest Blumenau
Neste ano, a Oktoberfest Blumenau celebra a 40ª edição. O evento tem a Spaten como cerveja oficial. Os demais patrocinadores que fazem parte desta edição são: Bradesco, Reals Bet, Intelbras, Unifique, Cielo, Havan, Veolia, Porto, Nacional Gás, Fort Atacadista, Karsten, Unimed Blumenau, Vanish, Ventisol, Segalas, Smurfit Westrock, Bem Brasil, Hemmer, Cartão Elo, Mili, Fazzenda Park Resort, Stuttgart Porsche, Closeup, Koerich, Cia Hering, Tecnogera, LineartHP, Tereos, Global Sonic, Ipel, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina, Estado de Santa Catarina e Embratur. Conta ainda com a Perto Digital, parceira da acessibilidade e a Imply como tiqueteira oficial. O Evento é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura através do Ministério da Cultura e Governo Federal. Também conta com o apoio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento.
Foto: Giovanni Silva