OKTOBERFEST 2025

Primeira edição do Oktoberfest Summit reúne cerca de 500 participantes de vários estados do Brasil

16 de outubro, 2025

A edição histórica da Oktoberfest Blumenau não apenas vem animando quem passa pelos setores do Parque Vila Germânica, como também marcou a primeira vez em que os bastidores e cases de sucesso da festa foram revelados para o público externo. Ao longo de três dias de uma vasta programação que contou com palestras, painéis, experiências e visita técnica, cerca de 500 pessoas de todo o Brasil viveram uma verdadeira imersão durante o Oktoberfest Summit. “Certamente iniciamos com o pé direito. Nossa expectativa era reunir 300 participantes e superamos esse número já na primeira edição”, conta Gelson Walker, CEO da Tô Indo Viagens e Eventos, organizadora oficial do Oktoberfest Summit.  

Na segunda-feira (13/10), a recepção no Teatro Carlos Gomes iniciou com a abertura oficial e, em seguida, uma palestra e um painel foram realizados. O segundo dia (14/10) foi marcado por diversos conteúdos como segurança, sustentabilidade, burocracia, entre muitos outros, e finalizado no Camarote Spaten. A programação do Oktoberfest Summit encerrou na quarta-feira (15/10) com uma visita técnica no Parque Vila Germânica. O momento teve como objetivo apresentar aos participantes a estrutura técnica, operacional e estratégica da Oktoberfest Blumenau, demonstrando a integração entre marketing, patrocínio, gastronomia, operação e turismo. Ao todo, foram aproximadamente 12 palestras e painéis, e mais de 30 palestrantes e painelistas. 

Sandra Oliskovicz, que trabalha com educação e desenvolvimento de negócios, destacou a importância de poder ter acesso à infraestrutura de um evento que impacta tantas pessoas. “O Oktoberfest Summit foi uma ideia genial. Ter a chance de viver essa experiência é algo muito rico. Saber dos bastidores, as práticas, as políticas, a forma como tudo é conduzido e as oportunidades que existem dentro desses eventos, isso nos atrai. Me chamou muito a atenção a cultura que foi construída ao longo do tempo, o que no meio empresarial é algo fundamental”. 

Entre os painéis promovidos, a investidora-anjo Claudia Rosa foi moderadora no que abordava o case de reconhecimento facial, ticketing & cashless. “Eu vim para participar do painel, mas me deparei com um evento riquíssimo, com muitas informações e conteúdos. Na abertura tive uma aula sobre Blumenau. Acho isso tão importante, pois muitas vezes vamos a outras cidades, estados ou países palestrar e não temos essa oportunidade”, destaca. Ela já investe em startups da cidade e, após a participação no Oktoberfest Summit, teve acesso a outras possibilidades que pretende colocar em prática.  

Segunda edição em 2026 

A estreia do Oktoberfest Summit no calendário da festa foi de tanto sucesso que a próxima edição já está confirmada para 2026. “Agora vamos ajustar o que for necessário e preparar uma programação ainda mais impactante para o ano que vem. Queremos que cada vez mais pessoas tenham a chance de aprender sobre esse legado construído nos últimos 40 anos”, finaliza Guilherme Benno Guenther, diretor Geral da Oktoberfest Blumenau. A Exame foi a apresentadora oficial e media partner do Oktoberfest Summit, atuando na divulgação e cobertura.