A cada ano, a Oktoberfest Blumenau reafirma o compromisso de proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para todos os visitantes. O trabalho conjunto entre tecnologia, inteligência, efetivo e organização se reflete na redução dos números de ocorrência, transformando a festa em uma referência em segurança de grandes eventos no Brasil.
O prefeito, Egidio Ferrari, ressaltou a importância do tema. “A segurança sempre foi uma prioridade. Nosso esforço é garantir que moradores e turistas possam aproveitar a festa com tranquilidade, sabendo que existe uma grande estrutura preparada para cuidar de cada detalhe. Esse trabalho integrado das forças de segurança e empresas parceiras é fundamental para o sucesso do evento”, afirmou.
A 40ª Oktoberfest Blumenau conta com uma robusta central de monitoramento, que utiliza 330 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e inteligência artificial. A operação, fruto de parcerias com as empresas Intelbras, Minister e Global Sonic, inclui ainda drones para vigilância aérea e 13 totens de emergência posicionados em pontos estratégicos do entorno do Parque Vila Germânica.
As forças de segurança atuarão de forma integrada durante os 19 dias de festa. A Polícia Militar empregará um efetivo de aproximadamente 120 policiais por turno nos dias de maior movimento, realizando patrulhas internas e externas. Todas as noites, a Comissão de Segurança se reúne para fazer um balanço das ações e ajustar pontos que precisam ser melhorados.
Um exemplo prático da importância desse sistema integrado foi visto na noite de sexta-feira, dia 10. Após algumas vítimas registrarem furto de celular, a equipe de inteligência conseguiu identificar os ladrões, os seguiu e viram onde saíram para segui-los. Eles foram presos na BR-470 com sete aparelhos de telefone. Outro exemplo foi no primeiro dia da festa, antes mesmo da abertura oficial dos portões. As câmeras de segurança com reconhecimento facial identificaram um homem com mandado de prisão em aberto e, rapidamente, a Polícia o encaminhou para a delegacia.
Atendimento na festa
A Polícia Civil manterá um posto policial (delegacia) funcionando dentro do evento com 26 agentes.O local é responsável pelo registro de boletins de ocorrência, autuações em flagrante e pelo serviço de achados e perdidos. A estrutura de segurança contará ainda com 10 agentes da Polícia Penal e 5 da Polícia Científica. O evento terá também o suporte de 250 vigilantes e 15 seguranças privados especializados.
Estrutura de apoio e serviços ao visitante
Para garantir o rápido atendimento a qualquer necessidade, os principais postos de serviço estarão concentrados em uma área estratégica, localizada entre o Setor 3 e o Ginásio Galegão, em direção à saída para a Rua Humberto de Campos. Neste local, os visitantes encontrarão o Ambulatório para atendimentos de saúde, a Central de Acolhimento para suporte a crianças e pessoas perdidas e suporte para qualquer necessidade emocional, além dos postos da Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal.
Um cuidado especial será dedicado às famílias com a identificação de crianças. Os pais poderão solicitar pulseiras de identificação nos pontos de informação, facilitando a localização em caso de desencontros.
Os visitantes também terão à disposição um serviço de guarda-volumes, localizado junto à Entrada 2, pela Rua Alberto Stein. O valor para utilização é de R$ 15.
Para um retorno seguro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) atuará com o projeto ‘Oktober Segura’, alertando sobre os riscos de combinar álcool e direção. O transporte coletivo terá mais de 820 viagens extras, e haverá pontos definidos para táxis e carros de aplicativo.
“Nossa missão é garantir que a única preocupação do visitante seja se divertir. Cada detalhe, da tecnologia de ponta ao acolhimento de uma criança, foi planejado para que a 40ª Oktoberfest seja a mais segura de todas”, destaca o presidente da Comissão de Segurança, Alexandre de Vargas.
Sobre a Oktoberfest Blumenau
Neste ano, a Oktoberfest Blumenau celebra a 40ª edição, que ocorre entre os dias 8 e 26 de outubro de 2025. O evento tem a Spaten como cerveja oficial. Os demais patrocinadores que fazem parte desta edição são: Bradesco, Reals Bet, Intelbras, Unifique, Cielo, Havan, Veolia, Porto, Nacional Gás, Fort Atacadista, Karsten, Unimed Blumenau, Vanish, Ventisol, Segalas, Smurfit Westrock, Bem Brasil, Hemmer, Cartão Elo, Mili, Fazzenda Park Resort, Stuttgart Porsche, Closeup, Koerich, Cia Hering, Tecnogera, LineartHP, Tereos, Global Sonic, Ipel, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina e Estado de Santa Catarina. Conta ainda com a Perto Digital, parceira da acessibilidade e a Imply como tiqueteira oficial. O Evento é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura através do Ministério da Cultura e Governo Federal. Também conta com o apoio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento.
Para mais fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeiturablumenau/albums/72177720329685008
Assessora de Comunicação: Luana Grabowski