Os desfiles da Oktoberfest Blumenau são espetáculos que encantam a todos, dos mais novos aos mais experientes. Durante os desfiles da festa mais alemã das Américas, tem uma tradição que marca presença, a de levar as crianças para vivenciar esse momento tão especial. A expectativa e a alegria dos pequenos em clima de Oktoberfest, com seus trajes típicos, aguardando as atrações que desfilam pela Rua 15 de Novembro, marcam a união da tradição com a diversão.
O casal, Joyce e Jonathan, tem lembranças de quando eram crianças. “Antigamente, a gente vinha com a oma e com a mãe. Hoje, eu trago o meu filho, Matheus, e a minha afilhada, Ágatha, para curtir o desfile, porque é importante mostrar para eles essa cultura que a gente recebia antigamente. Mesmo com todas as dificuldades de chegar até aqui, com a minha oma e minha mãe, as lembranças ficam na memória. Tenho certeza que a minha afiliada também vai ter boas lembranças desse evento, assim como o meu filho.”
Os desfiles também são uma ótima opção para fortalecer os laços familiares. As famílias Orth, Schaff e Dalla Costa participam todos os anos da Oktoberfest e dos desfiles. “Nós amamos a Oktoberfest, viemos todos os anos e gostamos de trazer a família e as crianças. Realmente dá para curtir esse espírito, a festa alemã, a confraternização, a alegria, e ver tudo muito limpo, muito seguro. A cidade transmite isso. É muito gostoso poder curtir uma festa com as nossas famílias.”
Os turistas de Curitiba, Diane e Rodrygo, mantêm a tradição de vir à Oktoberfest. Eles já conheciam a festa de anos anteriores, mas pela quarta vez visitam a cidade como casal. “Além da diversão, a festa é muito importante como forma de apresentar a cultura alemã, da cidade, e apresentar um pouco da história da festa para as crianças, também. É de pequeno que eles sabem que estão brindando para uma festa que a cidade promove, mas não simplesmente pela festa, e sim, pela motivação.”
A blumenauense Ana Paula Schneider curte o desfile com os filhos, Olívia e Joaquim. “Eu venho assistir ao desfile mantendo uma constância de anos participando e desfilando. Hoje, eu trago as crianças para conhecerem um pouquinho mais da história, do divertimento e do colorido da festa. A gente aproveita também para fazer um encontro em família, trazer os parentes de fora para conhecer, porque é muito legal.”
Também blumenauenses, Ademir, Maiara, Manoelly e Miguel, vêm assistir aos desfiles todos os anos. “Desde que a gente casou, há 10 anos, e que os filhos nasceram, nós assistimos a todas as apresentações.”
Considerados uma Oktoberfest de rua, os desfiles marcam a saída da festa dos setores do Parque Vila Germânica e reúnem milhares de pessoas a cada apresentação. Os próximos desfiles ocorrem na quarta-feira, dia 23, às 19h30; e no sábado, dia 26, às 16h.
Acessibilidade
Os tradicionais desfiles contam com audiodescrição aos sábados: dias 19 e 26 de outubro; e libras em todos os desfiles, que ficarão no palanque ao lado da Pittol, na Rua Prof. José Ferreira da Silva, no Centro.
As pessoas com deficiência visual — com perda ou redução da capacidade — poderão participar dos desfiles dentro do ônibus de turismo ByBus, que possui lugares tanto na parte inferior, quanto no andar superior, que é aberto.
Cada pessoa com deficiência visual tem direito de levar um acompanhante e, ao final, poderão desfilar na maior celebração da cultura germânica no Brasil. Além disso, ganharão uma pulseira que dá acesso gratuito à 39ª Oktoberfest Blumenau.
Sobre a Oktoberfest Blumenau
A 39ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 9 a 27 de outubro. O evento tem a Spaten como cerveja oficial. Os demais patrocinadores que fazem parte desta edição são: Unifique; Bradesco; Havan; Agratto; Cielo; Nacional Gás; Closeup; Porto; Intelbras; Veolia; Karsten; KTO; Fort Atacadista; Tereos; Bem Brasil; Hemmer; Vanish; Elo; Cia Hering; Koerich; Tirol; Segalas; Tecnogera; Stuttgart Porsche; Ipel; Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina; conta ainda com a Zip Mobi, parceiro de mobilidade, Perto Digital, parceira da acessibilidade e a Imply como tiqueteira oficial. Tem ainda o apoio do Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal, Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura através do Programa de Incentivo à Cultura – PIC.