Outubro está cada vez mais próximo e a alegria de viver mais uma Oktoberfest só aumenta. Depois de dois anos sem o evento, neste ano, a festa volta trazendo novidades e novos patrocinadores, entre eles a Altenburg. A empresa blumenauense, que completa 100 anos de história, é uma das marcas mais importantes do setor têxtil, líder no segmento de travesseiros e estará pela primeira vez patrocinando a maior festa alemã das Américas.
Além da Altenburg, outras marcas blumenauenses estão patrocinando a Oktoberfest, como a Hering e a Hemmer. O secretário de turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, comenta sobre a importância das empresas locais investirem no evento. “Ter as empresas de Blumenau apoiando a festa nos deixa extremamente felizes. Depois de dois anos sem a Oktoberfest, esta edição promete ser muito especial. Empresas locais como patrocinadores, ajudam a cultivar este vínculo com o evento e a comunidade, sem contar que traz um valor maior tanto para as marcas como ao próprio evento”.
A prefeita em exercício, Maria Regina Soar, destaca que a empresa além de ter ao longo dos 100 anos levando o nome de Blumenau para o mundo, sempre teve um olhar para a comunidade. “Inúmeras vezes a Altenburg foi parceira em campanhas de arrecadações feitas pelo município. Ter a empresa pela primeira vez na Oktober é especial”, completa
Com o objetivo de potencializar e fomentar a cultura da cidade de Blumenau, a Altenburg, maior produtora de travesseiros da América Latina, será uma das patrocinadoras da 37ª Oktoberfest. A iniciativa faz parte das comemorações do centenário da empresa, celebrado em fevereiro. O patrocínio é feito por meio da Lei Rouanet, principal ferramenta de incentivo à Cultura do Brasil, que possibilita que empresas possam apoiar espetáculos e outras formas de expressão cultural.
“Este momento é uma celebração. A Oktoberfest é muito mais que um evento, é a materialização da cultura de nosso povo. No ano em que alcançamos o nosso centenário, podermos juntar nossa história a de tantos personagens, num momento carregado de simbolismo, reforçamos nossas raízes com este povo que todos os dias acredita em nosso propósito. Fazemos parte da história de Blumenau e agora também da festa de maior tradição da cidade” acrescenta Tiago Altenburg, vice-presidente da Altenburg.
A Altenburg visualiza na cultura, principalmente a local, fortes pilares para reforçar o seu compromisso de estar cada vez mais presente na vida das pessoas. A empresa estima que o investimento tenha potencial para impactar exponencialmente o desenvolvimento local, além de ter seus reflexos no bem viver de todos os seus consumidores.
História da Altenburg
A empresa surgiu em 1922, quando Johanna Altenburg começou a produzir acolchoados manualmente para garantir o sustento da família. Neste processo surgiu o primeiro produto. Aos poucos, Johanna foi conquistando clientes e fundou uma pequena fábrica em Blumenau. Em 1946, o filho Arno assumiu o empreendimento ao lado da esposa, Anna, e impulsionou o crescimento ganhando espaço no Sul e no Sudeste do país.
Com a ampliação da fábrica e uso de maquinário especializado, em 1969, a primeira loja foi inaugurada. Rui Altenburg, filho mais novo de Arno e Anna, iniciou em 1970 a jornada dos negócios e durante toda a gestão dele, buscou inovação e novos produtos. Atualmente, Rui administra a empresa junto com os filhos, Danielle, Tiago e Gabriel.
Atualmente, a Altenburg é a maior produtora de travesseiros do Brasil. A empresa atingiu uma média de faturamento mensal na casa dos 30 milhões. Todos os meses, mais de 1,2 milhão de produtos Altenburg são comercializados e chegam até as casas dos brasileiros e de toda a América Latina.