Oktoberfest Logo

Ações de sustentabilidade durante a Oktoberfest

A 37ª edição da Oktoberfest Blumenau apresentou resultados positivos no balanço socioambiental após os 19 dias de evento. A maior festa alemã das Américas se destacou pelas ações de sustentabilidade e compensação ambiental. Uma das missões do projeto de sustentabilidade foi o início da compensação de 30% das quase 2 mil toneladas de CO2 gerados na edição de 2019.

Confira algumas das ações desenvolvidas:

 

  • – Compromisso com o plantio das árvores, com a recuperação de uma área de 100.000 m², dividido em grupos de áreas: vias públicas e áreas de recuperação ambiental;
  • – Recolhimento de 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica;
  • – Valorização de 100% do lixo gerado na festa;
  • – Durante os 19 dias de festa ainda foram recolhidos 140,71 toneladas de resíduos (78,75 t de orgânico e 61,96 t de reciclável);
  • – Coletados 2.920 litros de óleo das cozinhas do evento;
  • – Foram 100% dos resíduos da Oktoberfest 2022 reaproveitados para produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) e destinação correta do óleo;
  • –  Adotamos conceitos internacionais de sustentabilidade, baseado em ESG, sigla que vem do inglês e significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança)
  • – Disponibilizamos no evento a opção de micromobilidade urbana com patinetes elétricos, o que resultou na redução de 1.865 CO².

 

Na edição de 2022, 2.368 toneladas de CO² foram geradas, dos quais 40% serão compensadas neste ano, o equivalente ao plantio de 6.500 mudas de árvores.

 

Maior ação ambiental em eventos de Santa Catarina

Da mesma forma que ocorreu na edição anterior, a 38ª Oktoberfest continuará se comprometendo com as ações de sustentabilidade e compensação ambiental. Assim, o legado de preocupação com o meio ambiente durante um evento do tamanho da Oktoberfest permanece para as futuras gerações.

Maior ação ambiental em eventos de Santa Catarina<br />