O público registrado foi 4,27% maior que 2017. A gastronomia teve um salto de 38%.

A Oktoberfest Blumenau fecha sua 35ª edição registrando um público de 592.291 pessoas, 4,27% a mais que no último ano. Apesar da chuva insistente nos primeiros dois fins de semana da festa, esse foi o maior público do evento desde 2013, quando o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que delimita público simultâneo no Parque Vila Germânica, onde a festa ocorre, foi assinado. Outro grande destaque desse ano foi o crescimento de 38,01% do consumo da gastronomia. Os visitantes consumiram 538.727 itens de gastronômicos. Além disso, beberam 623.660 litros de chope, o que representa aumento de consumo de 1,86%, quando comparado ao ano anterior.

O grande crescimento da gastronomia sinaliza que as mudanças feitas e a atenção despendida ao cardápio a cada ano, estão no caminho correto. “Quando vemos o aumento tão significativo do consumo de alimentação, entendemos que a festa se torna cada vez mais um evento de cultura e celebração. Temos o sentimento de que a comunidade entendeu e aprovou essa mudança do perfil da festa, proposta que vem sendo trabalhada nos últimos anos. O objetivo agora é continuar trabalhando para melhorar e trazer ainda mais qualidade para as próximas edições”, diz o prefeito, Mario Hildebrandt.

A organização da Oktoberfest avalia também como positiva a aceitação do Oktober Karte, o cartão do sistema cashless da festa. Segundo Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, a novidade deu agilidade às compras e consequentemente proporcionou mais conforto ao visitante. “Notamos que o público rapidamente se adaptou à novidade. O aumento do ticket médio comprova a eficácia do sistema”, afirma. Stodieck lembra também que as pessoas que optaram por não devolver seu cartão, poderão utilizá-lo na Sommerfest e Oktoberfest 2019.

A limpeza e segurança da 35ª Oktoberfest Blumenau também foram pontos altos do evento. A equipe de limpeza veio com novos equipamentos e conseguiu manter a qualidade do serviço, já reconhecido em outras edições. A segurança também veio munida de novas tecnologias e o resultado foi notável. Índices apontam queda de mais de 13% de registros de ocorrência em relação a 2017. “Estamos satisfeitos com os resultados na área da segurança. Foi uma festa tranquila, sem grandes incidentes e principalmente com uma enorme sensação de segurança por parte dos visitantes”, comenta Marcelo Schrubbe, presidente da Comissão de Segurança dessa edição do evento.

A prestação de contas e balanço geral da Oktoberfest Blumenau 2018 serão apresentados ao público no dia 19 de novembro. O levantamento já começou a ser feito imediatamente após o término do evento neste domingo, dia 21. “Teremos também o resultado das pesquisas de satisfação do público. Com base neles, poderemos efetivamente trabalhar nas alterações para o próximo ano”, explica Stodieck. A 36ª Oktoberfest Blumenau já tem data certa, ocorrerá de 9 a 27 de outubro de 2019.

A 35ª Oktoberfest Blumenau ocorreu de 3 a 21 de outubro e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heinz, Net, Claro, Nacional Gás e Koerich.

Assessora de comunicação: Ana Matesco

Tags
  • Blumenau
  • Gastronomia
  • oktoberfest 2018
  • Público Oktoberfest 2018